Annas & a Moda – saiba quais são as 3 poderosas do mundo fashion

Geralmente quem dita as tendências de moda ou indica o que será usado na próxima estação, são as revistas especializadas no assunto. Muitas delas são capitaneadas por ícones fashion, que fazem e/ou fizeram história por trás de seus nomes, e três deles se destacam neste panteão de editoras: Anna Dello Russo, Anna Piaggi e Anna Wintour.

Excêntrica em sua forma de de se vestir, Anna Dello Russo é diretora de moda da Vogue Nippon, desde 2006. Além do cargo tem paralelamente seu site pessoal e também comanda uma legião de fãs com seus posts nas redes sociais, definitivamente ela é uma personalidade da internet.

Da Itália, onde nasceu e vive, comanda a revista de moda mais importante do Japão. Desde jovem, Anna coleciona moda, este caminho levou-a para se tornar uma expert em detectar tendências e apostar em novidades, seja em estampas, cores ou formas. Por 12 anos foi editora da Vogue Itália e depois passou seis anos como editora-chefe da L’Uomo Vogue.

Leia Também: Documentário: Veja trailer de McQueen

Em sua história, Dello Russo não só coleciona moda, mas também aparição na TV, o lançamento de um livro, sua própria linha de fragrâncias e acessórios e uma collab com a H&M. Hoje em dia, ela tenta se desligar gradualmente da internet e leiloou boa parte do seu acervo de moda após a morte da amiga jornalista italiana e editora-chefe da Vogue Italia , Franca Sozzani. Anna Dello Russo, continua como uma das maiores propagadoras do street style.

Anna Piaggi, nascida em Milão, Itália, no começo da década de 1930, Piaggi ficou famosa pelo seu vanguardismo, pintou os cabelos de azul, antes mesmo de virar tendência com a Katy Perry. Antecipou o termo hi-lo ao misturar couture com peças de novos estilistas e usou e abusou de chapéus de Stephen Jones, antes dele cobrir a cabeça de vários artistas.

Anna Piaggi foi musa inspiradora de Karl Lagerfeld e Manolo Blahnik no começo de carreira. Em seu currículo, destaca-se a descoberta da grife Missoni, no fim dos anos 1960. Por 24 anos, comandou uma das colunas mais relevantes da Vogue Itália, a Doppie Pagine. Anna também comandou por três anos a revista vanguardista e hoje extinta Vanity.

Leia Também: 5 motivos para assistir “Sem Medo da Vergonha”

Ainda colhendo frutos de sua amizade com Lagerfeld, ganhou em 1986 justa homenagem com um livro dedicado à sua persona, intitulado de “Anna Chronique”. Em 2006 seu invejável acervo de moda, ganhou exposição no Museu Victoria & Albert, em Londres, batizada de “Fashionology”. Com um estilo único e peculiar, orgulhava-se em dizer que nunca tinha repetido um look em público. A jornalista faleceu em 2012 deixando seu legado e contribuição para a moda mundial.

Não menos importante e talvez a mais famosa de todas, a britânica nascida em 1949 Anna Wintour é a toda poderosa por trás da Vogue América, desde 1988.

Anna foi alçada ao posto máximo da revista, com o desafio de revolucionar o mercado editorial e colocá-la novamente no topo, desafio este, que foi acertado com maestria e elegância. Uma dentre suas melhores apostas, foi lançar a new face Gisele Bündchen, lá em 1990, na revista de maior impacto para a indústria do vestuário. Até hoje Gisele é agradecida por esta confiança. John Galliano e Marc Jacobs, também tem sua parcela de agradecimento, depois que Anna apostou nos designers desconhecidos até então.

Em 2003, sua ex-assistente pessoal Lauren Weisberger mostrou ao mundo a verdadeira face da Anna com o o best seller “O Diabo Veste Prada”, ficção que remonta os pesadelos passados na redação, que virou filme interpretado pela vencedora do Oscar Meryl Streep. Na TV, foi exibido um documentário sobre seu trabalho, chamado The September Issue, que mostra a concepção da edição mais aguardada do ano.

Até hoje, Anna é relevante para a moda, com sua observações perspicaz e com o seu tradicional Baile do MET, onde a super nata das celebridades e dos designers são convidados a desfilarem suas criações e modelitos.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 6813 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: