#Beleza: Entenda a diferença entre cosméticos orgânicos, veganos e cruelty-free

Atualmente, as pessoas em busca de uma rotina skincare eficiente usam cosméticos em grande quantidade, sem saber sua devida origem e efeito, o que pode ocasionar complicações na pele além de uma possível frustração após descobrir do que e como são produzidos e aprovados para uso.

Por isso, para tirar a dúvida ou curiosidade sobre a melhor escolha de acordo com a necessidade específica de cada um, confira agora as características dos cosméticos da moda, os orgânicos, veganos e cruelty-free:

Orgânico: É aquele que é também conhecido por sustentável, devido ao baixo impacto ambiental, mas difere do cosmético natural, por não conter ingredientes que sofreram com processos químicos e não serem considerados alergênicos. “Várias empresas acabam dizendo que um cosmético é orgânico sem ter uma certificação. Para um produto ser certificado como orgânico, 95% do total das matérias-primas têm que ser avaliadas como tal e os outros 5% têm que ser permitidos na substância orgânica, com algum órgão garantindo que ele cumpra de fato esses requisitos. No Brasil um grande número de cosméticos é lançado a todo momento e é natural que vários deles saiam com erros de composição e rotulagens exageradas defendendo a natureza, eco-friendly, mas não sendo de fato”, explica Lucas Portilho, Consultor e pesquisador em Cosmetologia.

Leia Também: Cosméticos em filme semelhantes a “post-it” são novas opções em feira

Vegano: Esse tipo de cosmético pode ser sintético e não é necessário ser completamente vegetal, porém é fundamental que ele não tenha nada derivado de animais e nem sejam testados neles. “O veganismo é uma forma de não prejudicar os animais de forma alguma, por isso alguns ativos como a lanolina, que é a cera de lã, e a cera de abelha não são utilizados “, afirma o farmacêutico. Não é obrigatório ter certificação, mas caso a pessoa queira comprovar que os cosméticos são veganos, existem empresas especializadas para isso.

Cruelty-free: Como já diz o nome, é livre de crueldade, ou seja, não usam animais para fazer testes. “No Brasil, há muitos anos não se vê cosméticos testados em animais. Atualmente, os testes são feitos em seres humanos, como a irritabilidade primária, acumulada e também o teste de sensibilização cutânea, ou utilizados in vitro. Os humanos são voluntários que vão em laboratórios credenciados e lá eles fazem os patch tests, realizados com um adesivo e acompanhados por um dermatologista, onde a irritabilidade do produto é avaliada e a sensibilidade das pessoas em relação a ele também. Se esse cosmético for testado em 60 pessoas e não apresentar nenhum tipo de reação, o produto é considerado dermatologicamente apto para uso”, esclarece Lucas Portilho.

Leia Também: Mary Kay traz novidades pra quem ama destacar a pele e o olhar

Efeitos: Pode ser igual para cada tipo, dependendo da composição. Muitos cosméticos veganos e orgânicos possuem a mesma função de cosméticos comuns, mas o que se difere muito é o preço de mercado, porque geralmente as matérias-primas de produtos orgânicos são mais caras do que em cosméticos convencionais. “Hoje o número de matérias-primas que não são orgânicas certificadas é muito maior, então há um leque de opções e uma ferramenta muito maior para trabalhar a pele com cosméticos que não são orgânicos e naturais. Mas em feiras e congressos internacionais as empresas estão lançando cada vez mais matérias-primas sintéticas em versões vegetalizadas, com a grande maioria dos ingredientes sendo vegetais e orgânicos certificados”, afirma o diretor da Consulfarma.

Fique atento aos selinhos certificadores: Olhar os selos e avaliar se eles são de fato certificados ou não é algo complicado porque uma empresa pode inventar um selo e o consumidor não sabe diferenciar se o selo é correto ou não.  Os mais importantes são o da Cosmos, IBD e Ecocert, pois garantem que um cosmético seja orgânico.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 5624 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: