#Cuidados: Saiba a ordem correta de aplicação de cosméticos no homem

A pele do homem é diferente da pele feminina. “Geralmente a derme é mais espessa, há uma quantidade maior de colágeno e, também, de glândulas sebáceas, portanto, tende a ser mais oleosa, além de ter mais pelos”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). “O homem já produz mais gorduras porque tem as glândulas sebáceas maiores, principalmente em relação à face. Além disso, há a ação dos andróginos, hormônios masculinos que são os grandes estimuladores da produção de gordura, dos ácidos graxos e que muitas vezes — quando produzidos em grande quantidade e de forma inadequada — acabam servindo para alimentar as bactérias da pele, tornando a pele mais gordurosa e com tendência à formação da acne”, completa.

Capitão Jack Vários em Um, da Buona Vita (Divulgação)

Por esse motivo, a Dra. Valéria afirma que, para o homem, é indispensável usar produtos de limpeza, esfoliar de duas a três vezes por semana, hidratar em veículos mais aquosos e usar protetor solar em texturas matificantes, secas ou oil free. “Esses são os cuidados básicos e diários que todo homem deve ter. Lembrando que o fotoprotetor deve ter no mínimo FPS 30 e ser reaplicado a cada duas horas quando a exposição solar for direta”, destaca. Confira abaixo mais alguns detalhes dos cuidados com a pele do homem:

Limpeza – “Lavar o rosto com água em temperatura ambiente para fria, duas vezes ao dia, com sabonete de controle da oleosidade à base de extratos como: hamamélis, calêndula, ácido salicílico, melaleuca, hortelã, entre outros; eles promovem adstringência e limpeza mais profunda para remoção do sebo produzido excessivamente pelas glândulas sebáceas”, indica.

Esfoliação – Utilizar, de duas a três vezes por semana, esfoliante, de preferência com ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot para promover renovação epitelial. Aplicar na pele molhada, após lavar com o sabonete, massagear com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos e enxaguar.

Hidratação – “Utilizar pela manhã hidratante em sérum, em veículo aquoso ou à base de ácido hialurônico, no rosto e pescoço, para promover hidratação e revitalização, ajudando a manter a molécula de água na pele, evitando a produção de gordura como efeito rebote da pele desidratada”, recomenda.

Proteção – “Utilizar fotoproteção pela manhã em texturas matificante, secas, fluidas ou oil free com FPS sempre acima de 30”. No caso de produtos multifuncionais, que hidratem e protejam, verifique se o PPD (índice de proteção UVA) é de no mínimo 1/3 do FPS.

Cuidados com barbas grandes – Shampoo específico para barba e óleo ou balm para barba podem ser usados. A barba acumula muitas impurezas e por isso são necessários alguns cuidados extras. No caso dos shampoos, eles evitam o ressecamento dos fios e devem ser aplicados somente na área da barba. No resto do rosto, aplicar o sabonete de limpeza. Logo após, na hidratação da barba, preferir fórmulas que hidratem pele e pelo, com secagem rápida. “Um ativo importante é Oat Lipid, oferece condicionamento e proteção natural da barba. Ele é um óleo de aveia orgânico extraído e purificado que forma um filme sobre os fios, protegendo contra o ressecamento e agressões externas”. Nas regiões sem pelo, usar hidratantes. Barbas muito cheias e grandes não precisam de filtro solar, a menos que alguma área apresente falhas – nesse caso, passe o protetor nessa região.

Cuidados na aplicação do Minoxidil – Quando a aplicação de minoxidil ou outra substância estimulante do crescimento dos fios é recomendada, esse ativo deve ser aplicado logo após a limpeza da pele, para ajudar na penetração desse ingrediente. “Em seguida, o protetor solar pode ser usado”, finaliza a especialista.

*Fonte: Dra. Valéria Marcondes
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 2591 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: