#Documentário: Dave Grohl apresenta “Play”

Enquanto encerra mais uma etapa da massiva turnê “Concrete e Gold”, com direito a uma apresentação no estádio Wrigley Field que movimentou mais de 75.000 fãs, Dave Grohl anunciou um novo e inédito projeto, nascido da performance mais desafiadora de sua carreira:

“Play” é um minidocumentário de duas partes, dirigido por Grohl, com a ajuda de Mark Monroe – por trás de seus dois outros documentários “Sound City” e “Sonic Highways” -, que celebra as recompensas e desafios de dedicar a vida a tocar e dominar um instrumento musical. A primeira parte começa com cenas narradas dos bastidores, com uma discussão sobre o amor em tocar música e a duradoura relação com um instrumento, detalhando o processo e os desafios de gravar e filmar essa performance única.

Em seguida, “Play” segue para uma gravação instrumental com duração de 23 minutos, em que Grohl toca todos os sete instrumentos da faixa – todos ao vivo. A música inteira é tocada por Grohl, cada vez em um instrumento diferente. Começando com a gravação da bateria, puramente partindo da memória, sem partituras ou guias, seguida pela guitarra, depois o baixo, teclados, e assim por diante. Grohl se encarregou da gravação, que foi forçada a recomeçar a qualquer momento que o menor erro fosse cometido, ou se ele sentisse que poderia fazer melhor. O engenheiro de som por trás do álbum “Concret and Gold”, Darrell Thorp, coordenou a captura do som.

Assistir meus filhos começarem a tocar música, aprenderem a cantar ou a tocar bateria, me traz de volta à época em que eu tinha a idade deles e ouvia álbuns, aprendendo com eles… e quando levo meus filhos para o lugar onde aprendem música, vejo essas salas cheias de crianças que estão realmente se esforçando para entende-la. E, mesmo agora, com 49 anos, ainda estou tentando descobrir… não é algo que você realmente domina. Você está sempre buscando o próximo desafio e está sempre tentando encontrar uma maneira de melhorar o que aprendeu”. – Dave Grohl

Filmado em preto e branco por Brandon Trost (The Disaster Artist, This is The End), com uma modulação de luz que encaixasse os picos dramáticos deste épico instrumental, “Play” foi depois editado para apresentar os sete instrumentos tocados por Grohl juntos. A experiência interativa online do documentário traz ao usuário a possibilidade de assistir ao desempenho do jeito que foi gravado, concentrando-se em um instrumento ou baixando partituras. A experiência também inclui uma lista de ONGs onde é possível ajudar a causa, através de dinheiro e instrumentos – e lugares onde novos e antigos músicos podem ter a oportunidade de tocar ao vivo.

 

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 3029 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: