#Entrevista: Conheça Beatriz Cortes, autora de ‘Por uma questão de amor’

Beatriz Cortes é uma escritora jovem, com apenas 23 anos e com alguns títulos já publicados. Formada em Psicologia, Bia está lançando seu novo livro “Doce Azar”. Por fazer parte desta nova geração de escritores, conversamos com ela sobre seu contato com a literatura, sobre amor e fizemos um quiz com a autora. Veja a seguir e se delicie com esta entrevista!

Beatriz Cortes (Divulgação)

Soda Pop: Bia como seu primeiro contato com a literatura? Alguém te incentivou?
Beatriz Cortes: Eu lia muitos gibis, poesia, quando criança. Mas meu primeiro contato com o romance foi em Depois daquela viagem, um livro da Valéria Piassa Polizzi que nunca esqueci. Era muito incentivada por meus professores na escola, tive professores incríveis.

SP: Você tão jovem e com alguns títulos já publicados, como você vê isso hoje em dia, ajuda a inspirar jovens leitores e/ou escritores?
BC: A literatura no Brasil é uma constante luta. Precisamos abrir novos espaços para conseguir alcançar nossos objetivos. Fico muito feliz quando algum leitor ou escritor conversa comigo sobre isso, feliz em saber que sou capaz de inspirar alguém que, em muitos dos casos, nem conheço.

SP: Sua formação em Psicologia ajuda na hora da criação dos personagens? Algum já foi baseado em uma história real?
BC: Ajuda muito. Acho que, com a formação, fui criando personagens mais sólidos e desafiadores, abordando temas tabus socialmente, e acho isso importantíssimo. Nunca escrevi um livro baseado exatamente em algo que vivi, mas é impossível um livro ou algum personagem não ter um pouco de nós, escritores. Alguns foram inspirados por amigos, pessoas próximas, sempre há alguém em quem se inspirar.

SP: Em seu novo romance, você aborda o amor proibido, acredita que por amor vale tudo?
BC: Em Por uma questão de amor, o romance tem esse tema, porque sempre considerei isso culturalmente muito real aqui no Brasil. Não só no amor, mas ainda existe muito preconceito e diversas questões que fogem do nosso controle (muitas vezes), mas que impedem as pessoas de ficarem juntas. Acredito que quando duas pessoas querem estar juntas, o céu é o limite!

SP: Na sua opinião, o amor cura e supera tudo? O sofrimento faz parte do crescimento?
BC: O amor ajuda a superar dores inimagináveis. Aprendi isso dentro do consultório, como psicóloga. Não falo só do amor romântico, falo de amizade, família. O amor é essencial para o ser humano, seja vindo de terceiros ou como o amor-próprio. O sofrimento faz parte da nossa vida, considerando que felicidade são momentos, muitas vezes sofremos mais do que somos felizes. Se não aprendermos a elaborar o sofrimento ao ponto de nos impulsionar para frente, ficaremos estagnados. O sofrimento nos faz amadurecer, crescer e, consequentemente, ser feliz em muitos momentos dessa caminhada.

SP: Para o livro “Por Uma Questão de Amor” você criou uma canção tema, o amor e a música se completam?
BC: Sim, assim como no meu primeiro livro, O outro lado da memória, Por uma questão de amor tem um música dele. Acho que a música é uma arte tão incrível quanto a literatura, capaz de tocar pessoas de qualquer lugar do mundo. Sempre temos uma música para cada momento da nossa vida, mesmo que inconscientemente. Ela, assim como os livros, pode ser a catarse do autor, a maneira que ele tem de colocar para fora sentimentos tão intensos.

SP: Deixe um conselho para seus leitores, que se inspiram em suas histórias
BC: Eu só tenho a agradecer, porque sem meus leitores não sou nada. Não teria chegado até aqui, não estaria aqui. Obrigada por apoiarem meu trabalho, por me ajudarem em todo esse longo percurso (que ainda falta muito, por sinal rsrs). Obrigada por fazerem parte da minha história. E algo que sempre digo para todos eles: Quando houver dúvidas, use seu coração!

Quiz:
Um livro: Madame Bovary – Gustave Flaubert
Um(a) autor(a): J.K. Rowling
Uma música: Perfect – Ed Sheeran
Um lugar: São Paulo <3
Amar ou Sofrer:  Amar e sofrer. Não dá para fazer um sem o outro.
Livro ou E-book: Livro
Uma palavra:  Resiliência
Um sentimento: Gratidão
Defina o amor:  Sentimento capaz de mudar nossas vidas, transformar nossos sonhos e nos fazer enxergar além do que nossos olhos podem alcançar.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 6480 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: