Guga Stroeter lança o livro: ‘Uma Árvore da Música Brasileira’

Fruto de uma longa pesquisa que foge ao caráter acadêmico, o livro Uma árvore da música brasileira (já disponível em e-book e na versão impressa) nasce da paixão de seus organizadores pelo tema. Partindo da ideia de uma árvore genealógica que cresce e se ramifica, o músico Guga Stroeter e a pesquisadora Elisa Mori analisam as influências negra, europeia e indígena na produção musical nacional, uma leitura particular sobre seus principais expoentes, aqueles que sucederam uns aos outros e as conexões entre artistas contemporâneos.

O livro – disponível nas lojas virtuais AmazonApple iBooks StoreKoboGoogle Play e Wook (em Portugal) e outras livrarias – discorre sobre diferentes representações musicais brasileiras, celebrando a diversidade e sofisticação deste nosso Brasil, um país de dimensões continentais, indo desde a modinha, o lundu, o maxixe, o choro, o samba, o baião, o caipira, o sertanejo, a bossa nova, passando por movimentos como a jovem guarda, a tropicália e o mangue beat, até chegar no rock, no hip hop e na música eletrônica.

Leia Também: Resenha – Entre Vinhos e Cafés

Composto por 23 artigos, a publicação apresenta as reflexões de diferentes profissionais da música – como artistas, pesquisadores e produtores musicais – a respeito das impressões e experiências vividas por esses autores em relação ao gênero sobre o qual se debruçaram. Temos, assim, a afeição de Fernando Faro pela música popular brasileira, “Caipira e sertanejo” por Paulo Freire, “Música instrumental” por Nelson Ayres, “Tropicália” por Júlio Medaglia e “Hip hop” por Xis, entre outros.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 6703 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: