#Música: Enaltecendo o amor, LaBaq lança o single “19”

Em abril, as manchetes de diversos veículos (Estadão, O Globo, Uol, Catraca Livre) reproduziram tristes dados divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). A associação, que se dedica à diversas atividades da comunidade LGBTQI+, publicou um levantamento que registrava 126 crimes violentos praticados contra LGBTQI+s no Brasil entre 1º de janeiro e 15 de abril. O que significa que, durante esse período, uma pessoa LGBTQI+ foi agredida, assassinada ou cometeu suicídio a cada 19 horas. A pesquisa foi complementada pelo dado de que, de todos os homicídios contra LGTQI+s no mundo, 52% acontecem em terras brasileiras.

Desses alarmantes números nasceu o título do novo e poderoso single de LaBaq, “19”. A inspiração surgiu primeiramente em 2017, quando a cantora foi convidada para representar o Brasil no festival ARN CULTURE & BUSINESS PRIDE, evento em Tenerife (Espanha) que une cultura, tecnologia, negócios, ciência, arte e criatividade em busca de soluções empoderadoras para a comunidade LGBTQI+. “Fiquei muito feliz com o convite, muito feliz com a ideia de estar lá e representar o Brasil. Mas imediatamente me veio à cabeça que somos o país que mais mata LGBTs no mundo”, conta a artista.

A música marca o primeiro material inédito de LaBaq em dois anos, desde o lançamento do disco de estreia voa (2016), trabalho que levou a cantora para muito além das terras brasileiras. Em março, ela se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos, participando do aclamado e inovativo South by Southwest, em Austin, Texas, turnê estendida também para Nova York, onde tocou no Rockwood Music Hall.

“19” é um hino sobre o amor, mas não o amor romântico. É um hino sobre o amor universal, em que a cor da pele, as roupas e a orientação sexual das pessoas pouco importam. Que canta que o essencial está no cuidado, na atenção, na força do coletivo. E a canção vem acompanhada de um marcante clipe dirigido e roteirizado por LaBaq.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7020 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: