#Resenha: A Batalha de Versalhes

A data de 28 de novembro de 1973 foi um marco para a história da moda mundial. Duas potências têxteis se enfrentaram no que conhecemos como “A Batalha de Versalhes”, de um lado a opulência e maestria das roupas francesas, de outro a praticidade e versatilidade da moda americana.

A jornalista Robin Givhan foi a funo em suas pesquisas para buscar entender o evento que marcou a forma de se produzir e apresentar as coleções de moda. O verdadeiro intuito do evento, era arrecadar fundos para a restauração do palácio do rei Luís XIV.

Nomes como: Oscar de la Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows enfrentaram criadores de peso, como Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Emanuel Ungaro e Marc Bohan no duelo que foi assistido pela realeza mundial como Grace de Mônaco, Andy Warhol e ainda teve as presenças no palco de Liza Minelli e de Rudolph Nureyev.

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Um importante relato para os amantes da moda, história e arte, pois Givhan abordou minuciosamente os bastidores e as brigas de egos dos estilistas, criadores e representantes que lutaram para alçar seu lugar ao sol e se tornar uma lenda no high society fashion. Grandes nomes foram lançados e fazem sucesso até hoje, como o caso da assistente de Anne Klein – Donna Karan, que tem sua própria marca hoje em dia.

A batalha que teve sim um vencedor é o que menos importa na história que apresentou a forma como conhecemos hoje de desfile de moda ou que podemos ver também em realitys shows como RuPaul’s Drag Race, em que modelos se movimentam para apresentar as coleções, acessórios e principalmente dar vida a peça confeccionada.

Livro: A Batalha de Versalhes
Autora: Robin Givhan
Editora: Zahar
Nota: 4/5
Página: 302

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Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

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