#Resenha: Glamour

Glamour é um livro voltado especialmente para os apaixonados por moda e por fotografia, feito pela lendária Diana Vreeland, que na década de 1980 era a mais renomada e respeitada editora de moda do mundo. Nesta nova edição, o prefácio ficou a cargo de outra sumidade do mundo da moda e do glamour, Marc Jacobs, o estilista que é considerado midas da moda (tudo o que ele toca vira sucesso) já comandou uma das marcas mais prestigiosas do mundo fashion a Louis Vuitton, empresta todo o seu ensinamento em belíssimas palavras para descrever a energia que Diana deixa até hoje.

O livro que originalmente se chama ‘Allure’, uma palavra que não tem tradução específica no português nada mais é do que uma reunião de imagens que a editora julgava importante de seu acervo imagético, já que na época em que foi concebido não era tão facilmente encontrada e disseminada imagens de moda, estas era produzidas, editadas para só depois serem divulgadas impressas.

Christopher Hemphill foi o encarregado de catalogar e escrever os pensamento de Diana e transformar em uma bíblia da moda, a edição do Glamour. Recheado de imagens em preto e branco que vão de fotógrafos renomados como Man Ray, Sir Cecil Beaton e Richard Avedon até fotos sem créditos pois foi difícil de identificar pela época que foram tiradas. O livro ainda conta com histórias (muitas delas) vividas pela própria Vreeland.

Em algumas passagens o livro fica um pouco enfadonho e as imagens por não estarem nítidas, muitas vezes nos deixam decepcionados, mas aí que está a graça, entender como funcionava a mente da mulher que buscava a beleza não óbvia, o glamour que não está estampado e sim descobrir e criar imagens que serão eternizadas e pra sempre lembradas. Item de colecionador. Vale o tour pelo livro imagético.

Livro: Glamour
Autores: Diana Vreeland & Christopher Hemphill
Editora: Cosac & Naify
Avaliação: 2/5
Páginas: 208

 

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 2850 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: