Resenha: Música é Passado

“Música é Passado – Tudo o que você precisa saber antes de ouvir porcarias” é uma aula de jornalismo das antigas e sobre tudo, música. Escrito pelo jornalista Mario Marques, o livro reúne textos selecionados a dedo de diversas publicações onde trabalhou, como por exemplo: os jornais “O Globo” e “Jornal do Brasil” e também críticas publicadas na revista “Clava do Som”.

O texto mais recente do registro literário é datado de 2009, mas mesmo assim, não deixa as palavras com cheiro de naftalina, pelo contrário, com a transcrição das publicações e até uma entrevista via e-mail, deixa a publicação mais fluída para ler e menos formatada ao estilo usual.

Nem tudo são flores na vida do jornalista de música, podemos acompanhar relatos e transições do mercado, que sofreu com a chegada da temida internet nos anos 2000 e com a pirataria que assolou o mercado fonográfico nacional. Reportagens e mais reportagens ilustram a história da música no Brasil e no mundo.

Leia Também: Resenha: Bem Sertanejo

Destaques para as coberturas dos shows do mestre Chico Buarque e o lançamento do álbum de inéditas de 98. A controversa entrevista com o rei do pop nacional Lulu Santos, é interessante de olhar como o jornalista cutuca a ferida e instiga as respostas, merece mencionar também as reportagens do Seu Jorge, Los Hermanos e Guinga.

Mario Marques mostra em mais de 340 páginas como era o jornalismo no final da década de 1990, onde o in loco era necessário, assim como suas referências e bagagens. Pode até ser que você não goste do profissional, tão pouco da forma da sua escrita ou até do estilo musical, mas que o exemplar “Música é Passado” é um manual para se escrever e pensar melhor, isso é inegável.

Livro: Música é Passado
Autor: Mario Marques
Editora: Prefab Future
Avaliação: 4/5
Páginas: 343

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7704 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: