#Resenha: Ninguém é de Ninguém

Depois de 14 anos, (re)li o romance espírita “Ninguém é de Ninguém” da consagrada autora Zíbia Gasparetto. É impressionante como um livro pode ter diversos significados em fases diferentes da vida, hoje com mais experiências identifico coisas e momentos pelos quais passei e que poderia ter evitado ou lidado de uma forma melhor, mas a vida é uma eterna escola.

 

Roberto é casado com Gabriela, juntos possuem uma família perfeita, com dois filhos, uma empregada, bons empregos até que Roberto descobre um desfalque do seu sócio, o que leva à falência, dívidas e ao desemprego. Com uma criação retrógrada e com uma mãe que o mima, ele começa a intensificar o ciúmes e as implicâncias com sua esposa, devido ao crescimento profissional que vem passando na empresa de Renato, emprego o qual ela sustenta a casa e o marido.

Renato, empresário de sucesso, teria a vida perfeita se não fosse por Gioconda – sua fútil e mimada esposa, que deseja atenção de todos e que façam suas vontades, quando contrariada, adoece para chantagear e conseguir suas intenções. Deixa a desejar na criação dos filhos, pois mima demais um e se ausenta da outra. Em meio ao caos, Renato e Gabriela que possuem afinidades do passado, causa inveja e ciúmes em seus cônjuges, que não medem esforços para destruírem esta amizade.

O romance traz o ensinamento de que não temos e não devemos ter posse sobre o outro e muito menos manipular as vontades do(s) outro(s). Somos responsáveis por aquilo que atraímos com nossos pensamentos e atitudes. Por isso viver no bem e aprender com nossos erros, só nos elevará em nossos propósitos. Tudo na vida tem uma ação e reação, fiscalizar os pensamentos só vai tornar melhor nosso dia a dia e trará boas amizades e relacionamentos, afinal só estamos aqui de passagem. Ninguém é dono de ninguém.

Livro: Ninguém é de ninguém – nova edição
Autora: Zibia Gasparetto
Editora: Editora Vida & Consciência
Avaliação: 4/5
Página: 416

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 2591 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: