#Resenha: O Sol é Para Todos

Considerado um dos 100 melhores romances em língua inglesa desde 1900, “O Sol é Para Todos” faz jus ao mérito conquistado, com uma excelente escrita, história fascinante, nos apresenta um mundo tão distante mas ao mesmo tempo tão presente em nossas vidas.

A narrativa acontece pela visão de Scout, filha mais nova de Atticus Finch, advogado responsável e respeitável em Maycomb, pequeno município do Alabama, no sul dos Estados Unidos da América, e se passa em meados de 1930, a fama e o prestígio que os Finch tem por ser uma família de nome é posta em prova quando Atticus resolve defender um negro acusado de estuprar uma jovem mulher branca.

A trama que envolve questões como o preconceito racial e social, está tão arraigado nas questões primordiais que nos perguntamos ao ler o romance, será que nos dias atuais ainda presenciamos discriminações por conta da cor da pele? E infelizmente a resposta é sim.

Mesmo em um ambiente rural, precário e submisso, onde a supremacia branca, do dinheiro e prestígio reinam e imperam, Atticus, Scout e seu irmão Jem enfrentam de cabeça erguida o escárnio e a sociedade hipócrita, a fim de manter a sua dignidade intacta, mesmo que isso custe a paz e a segurança. O ponto alto do livro é o julgamento, que de tão detalhado, nos faz transpor para uma sala apertada, lotada e quente, lutando lado a lado para provar a inocência de um rapaz que além de tudo é humilhado por ser apenas negro.

Um livro primordial para ler, indicar e comentar com amigos, parentes e colegas, pois em tempos de intolerância, só vamos encontrar a redenção olhando para o nosso passado e como nossos antepassados sobreviveram e superaram este problema que está ligado à tantas mazelas injustificáveis.

“Ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devemos tentar”
Harper Lee

Livro: O Sol é Para Todos
Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio
Avaliação: 5/5
Páginas: 364

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 2840 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: