#Saúde: Quais são os reais benefícios dos suplementos alimentares para praticantes de atividades física?

Iniciantes no fitness e na prática esportiva sempre tem dúvidas sobre o papel da suplementação nos ganhos de massa muscular e performance, além de qual seria o mais indicado para suas necessidades. Afinal, suplementação realmente funciona? Apresenta algum risco? É indicado a todos?

Daniel Cohen, CEO da DCX Nutrition e do Mundo Maromba Suplementos tem a resposta: “A melhor resposta para essa questão é simples. Cada pessoa tem um biotipo corporal, uma individualidade biológica, e também uma resposta adaptativa diferente, tanto relacionado aos treinos, quanto a alimentação. Logo, o melhor suplemento ou até mesmo a decisão de fazer uso do mesmo depende dos objetivos a alcançar e da necessidade nutricional de cada um. Suplementos alimentares se mostram muito eficazes no que se propõem, mas o uso precisa ser ajustado a cada um”.

Leia Também: 9 cuidados para preservar sua pele antes, durante e depois da atividade física

Para ajudar você a decidir pelo melhor suplemento e também entender um pouco mais sobre o que cada um promove no seu corpo, Daniel Cohen elaborou uma lista com os principais suplementos disponíveis no mercado. Confira:

Creatina
É um dos suplementos mais estudados de todos. Existem inúmeros artigos científicos que falam de seus benefícios no aumento de força, resistência e potência para os treinos. Suas funções são bem descritas na teoria, aumentando o volume muscular (hipertrofia), energia (ATP), melhorando a síntese proteica (recuperação e sinalização celular). No entanto, também é um dos suplementos mais ‘perigosos’ se usado indiscriminadamente. Tomá-la por mais de três meses pode levar a problemas renais. Especialistas contraindicam doses maiores que 5 g diárias e uso continuado por mais de 8 semanas.

Leia Também: Razer lança bebida que ajuda no desempenho dos gamers durante as partidas

Whey protein
O queridinho dos marombeiros, é o suplemento mais consumido e vendido de todos. Hoje com diversos estudos, sabemos dos seus benefícios, seja ela crianças, idosos, atletas ou gestantes. Sua composição é extraída da parte mais nobre do leite (concentrada no soro do leite). Para conseguir 1kg de whey protein, precisamos usar por volta de 3.000 litros de leite.

Essa proteína pode ser encontrada de forma concentrada, isolada, hidrolisada, ultra filtrada e numa combinação desses quatro tipos de matéria prima (whey protein). Este suplemento contém grande concentração de aminoácidos, principalmente de BCAA, apontado por muitos especialistas como importante no processo de recuperação muscular (hipertrofia) e no aumento da resistência periférica central (diminuição da fadiga).

No entanto, o exagero no consumo do whey tem sido totalmente contraindicado, pois pode afetar o fígado, sobrecarregar os rins, e até levar ao ganho de gordura. Em geral, a recomendação diária é de no máximo 30g de whey, a depender da orientação do nutricionista. 

Leia Também: 4 alimentos que favorecem o surgimento e piora do quadro acneico

Termogênico
Este também é um dos suplementos mais vendidos no mercado. O termogênico é uma combinação de substâncias que aceleram o processo termogênese do corpo, ou seja, o aumento do seu metabolismo. Em sua formulação encontram-se uma série de componentes como cafeína, chá verde, chá branco, hibisco, pimenta, cúrcuma, entre outros.

Para  usufruir do potencial desse suplemento é fundamental associar o seu uso com a realização de exercícios físicos e dieta. Sem estes elementos, não se chega ao resultado esperado. 

O grande perigo está na dosagem desse suplemento, pois o excesso de cafeína pode levar à taquicardia, dor de cabeça, perda do sono, entre outros.

Procure um nutricionista
Embora, em geral, não exista uma contraindicação no uso de suplementos para pessoas saudáveis, somente um nutricionista pode prescrever as quantidades ideais do uso de cada um, complementar a sua alimentação e alinhado aos seus objetivos.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 4976 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: