#TBTMusical: O Fantasma da Ópera, um clássico dos musicais

O Fantasma da Ópera, musical de Andrew Lloyd Webber, foi baseado no romance “The Phantom of the Opera” título em inglês de Gaston Leroux. O espetáculo narra a história da soprana Christine Daaé, que tem uma misteriosa obsessão por seu mentor musical, conhecido como O Fantasma da Ópera, já quem ninguém conhece sua identidade.

O álbum com o elenco original, vendeu entre 24 a 40 milhões de discos ao redor do mundo. O Fantasma da Ópera estreou em 1986 no West End, em Londres e logo em seguida, em 1988 estrou na Broadway, com o mesmo elenco principal: Sarah Brightman (Christine), Michael Crawford (Fantasma) e Steve Barton (Raoul). O musical venceu tanto o Laurence Olivier Award e Tony Award de “Melhor Musical”. Crawford conquistou o prêmio de “Melhor Ator em Musical” em ambas premiações.

02

Curiosamente em 2008, o espetáculo chegou a incrível marca de 9000 apresentações no West End, já em Nova York, na Broadway, figura como o musical com maior tempo em exibição. Em 2012 conquistou na Broadway a marca de 10.000 apresentações, único espetáculo a conquistar tal feito. O musical é a segunda maior produção em termos de arrecadação, só perdendo para O Rei Leão.

Em 2004, o espetáculo ganhou sua versão para o cinema, estrelada por Gerard Butler e Emmy Rossum. A esperada sequência do musical, “Love Never Dies”, estreou em Londres em fevereiro de 2010, e deveria chegar aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano mas teve sua estreia várias vezes adiada por causa da recepção negativa da crítica especializada.

Em 2005, o musical iniciou sua temporada no Brasil, em São Paulo, no antigo Teatro Abril, e encerrando em abril de 2007, após estender sua temporada duas vezes. Como o fantasma, atuou Saulo Vasconcelos, que também fez o mesmo personagem na montagem no México. A versão nacional do musical estreia pela Time For Fun no dia 02 de agosto de 2018, no atual Teatro Renault (antigo Teatro Abril), 13 anos depois da primeira versão, com direção de Harold Prince, versão brasileira de Cláudio Botelho e atualização de script de Mariana Elizabetsky e Victor Mühlethaler. Estrelando Thiago Arancam, como O Fantasma da Ópera, Lina Mendes, como Christine Daaé e Fred Silveira, como Raoul.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 5171 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: