#Teatro: Patética, nova montagem da Cia Estável de Teatro

Após estreia no Teatro Flávio Império, a Cia Estável de Teatro apresenta o espetáculo Patética, de 23 de junho a 2 de julho, no Arsenal da Esperança, casa de acolhida para homens em situação de rua, localizado no Brás. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Escrito em 1976 por João Ribeiro Chaves Neto, a peça reflete sobre as circunstâncias e o assassinato do jornalista e dramaturgo Vladimir Herzog (1937-1975), morto nos porões do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna), em outubro de 1975. O texto foi escrito um ano depois do seu falecimento, por seu cunhado e, também dramaturgo, João Ribeiro Chaves Neto.

Patética (Foto: Jonatas Marques)

Com direção de Nei Gomes, a montagem usa o metateatro para mostrar uma trupe de artistas circenses que apresenta pela primeira e última vez a história da personagem Glauco Horowitz. A peça conta a vida de Herzog desde a imigração dos pais para o Brasil, passando pela militância, prisão, depoimentos no DOI-Codi, até a morte e a luta da família para provar que ele não cometeu suicídio, mas foi assassinado. Ao discutir a censura, a própria peça é proibida e o circo é fechado.

Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista apresentou-se na sede do DOI-Codi, em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). No dia seguinte, foi morto aos 38 anos. Segundo a versão oficial, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário. Porém, de acordo com os testemunhos de jornalistas presos na mesma época, Vladimir foi assassinado sob torturas. A morte de Herzog foi um marco na ditadura militar (1964-1985). O triste episódio paralisou as redações de todos os jornais, rádios, televisões e revistas de São Paulo.

Serviço:
PATÉTICA.
Duração: 65 minutos.
Classificação etária: 10 anos.
Ingressos: Grátis.

ARSENAL DA ESPERANÇA – R. Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca. Telefone – 2292-0977.
De 23 de junho a 2 de julho – Sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h.
Ingresso: 1kg de alimento não perecível.
Capacidade: 80 Lugares.
Estacionamento: Não.
Acessibilidade: Sim.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 6522 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: