Vai realizar uma rinoplastia no verão? Conheça principais cuidados

Realizar algum procedimento cirúrgico no verão requer cuidados específicos para o pós-operatório e com a rinoplastia não seria diferente. O procedimento é realizado para melhorar a proporção entre o nariz e a face, deixando o rosto mais harmônico, assim como também pode ser feito em conjunto com outras técnicas para melhorar a respiração, como em pacientes que necessitam fazer a correção do septo nasal ou a retirada de parte dos cornetos nasais (carne esponjosa).

Com isso, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci destaca algumas recomendações importantes para cuidar da rinoplastia no verão.

Leia Também: Conheça os 9 procedimentos mais realizados pelos cirurgiões plásticos no Brasil

Aproveite a fase de férias para repousar das atividades profissionais – A recuperação deve ser de pelo menos sete dias, pois nessa fase pode ocorrer aumento do inchaço e dificuldades para respirar pelo nariz, que amenizam nas primeiras semanas.

Cuidado com as altas temperaturas – Não fique em lugares muito quentes e faça o uso de ventiladores e ar-condicionado no quarto ou local de repouso. “O calor pode favorecer o aumento do inchaço da região que é comum principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia”, explica Dolci.

Evite se expor ao sol – Nos três primeiros meses, o conselho médico é evitar ficar longas horas ao sol e fazer uso diário de protetores solares. Já nos primeiros dias está proibido qualquer contato com o sol, já que essa exposição logo após o procedimento pode piorar o edema e fixar manchas.

Cuidados com os curativos –  Assim que termina a cirurgia é realizado um curativo externo com micropore e uma placa (tala) e que permanecerá por sete dias, e será preciso tomar cuidado para não molhar. A limpeza do rosto poderá ser feita com lenço umedecido. Passado esse tempo, será usado por mais sete dias um curativo simples de micropore e deverá ser mantida a lavagem nasal pelo menos seis vezes ao dia.

Leia Também: Rinoplastia pode tratar problemas anatômicos além da estética

Entrar na piscina ou no mar – Essa é uma atividade que apesar de deliciosa durante as altas temperaturas deve ser realizada com muita cautela por quem está se recuperando de uma Rinoplastia. A orientação é que até que a cirurgia esteja totalmente cicatrizada é proibido molhar a região na piscina ou mar.

Opte por uma alimentação leve –  Na primeira semana após a realização da sua Rinoplastia, o aconselhável é consumir alimentos frios e leves que não exijam mastigação excessiva. Isso vai ajudar a evitar sangramentos e piora do inchaço, que podem acontecer nesta fase de pós-operatório.

Espere um tempo para colocar em prática a promessa de praticar atividades físicas – Esportes sem contato como treinos na academia podem ser praticados após 30 dias. Já os pacientes que praticam atividades físicas de contato tipo lutas ou futebol devem esperar no mínimo dois meses.

Os resultados não dependem somente do médico, mas também do comportamento da paciente durante o pós-cirúrgico. Por isso, siga corretamente todas orientações do seu médico. E lembre-se que a melhor fase para realizar uma rinoplastia é quando o paciente pode ou precisa passar pelo procedimento”, finaliza o otorrino.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7670 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: