#Vocabulário: Conheça 10 significados de palavras do mundo da moda

A moda vive se reinventando em seus modos e formas de utilizar peças, acessórios, cores e uma infinidade de coisas que podem ser utilizados em nossos corpos. Nomenclaturas e novas apostas sempre trazem à tona novas palavras ou expressões, separamos 10 significados para se conhecer do mundo da moda.

1 – Vintage: A palavra de origem inglesa, indica a safra de um vinho (vint = safra da uva e age = idade). Nos anos 1980, veio para a moda como uma referência a roupas de outras épocas que ganharam valor por sua antiguidade, como acontecem com o vinho. Peças assim, podem ser encontradas em brechós ou ganhando de familiares mais antigos.

2 – Hi-Lo: Formado pela junção das palavras inglesas high e low (alto e baixo), é um mix de peças em contraponto: peças caríssimas misturadas com peças baratas. Por exemplo usar grifes com peças de magazines.

Leia Também: Saiba como garimpar boas peças em brechós

3 – High-Tech: Pertence ao significado de high technology (alta tecnologia) e é utilizado para definir roupas com design arrojados e materiais sintéticos. Hoje é amplamente utilizado por estilistas visionários que incorporaram a tecnologia no vestuário, como por exemplo peças que contém secagem rápidas, que carregam celulares, etc.

4 – Oversized: A livre tradução da palavra é “bem grande”. O termo é usado para peças com tamanhos amplos. Calças, blusas, bolsas, e outras peças podem ganhar esta denominação e utilizada para compor looks confortáveis.

5 – Prêt-à-porter: A expressão vem do francês “pronto para usar”, o termo se refere a uma produção volumosa ou de grande escala de uma mesma peça, o famoso P, M, G e outros tamanhos. Nos anos 1940, a expressão dominou a moda mundial.

Leia Também: Conheça as 4 bolsas icônicas da Fendi

6 – Streetweat: Define a moda de rua. Ganhou força nos anos 1980, quando o tênis saiu das quadras e foi diretamente para os pés das pessoas nas ruas. Quem ganhou notoriedade com o estilo foi a cantora Madonna.

7 – T-shirt: O termo começa com a letra T para associar justamente ao formato da camiseta. A t-shirt normalmente é mais justa que a camiseta, e pode conter estampas, frases, desenhos e tudo o que permitir se diferenciar.

8 – It: Ter um IT significa ter algo a mais. Uma peça específica por ser IT que faltava no seu guarda roupa ou no seu look. Uma It girl é uma garota que se destaca pelo seu estilo, que será copiada pelas demais. O IT foi bastante associado com a bolsa da temporada, mas também com sapatos, calças e afins.

Leia Também: 10 frases de Karl Lagerfeld

9 – Hype: Se está na moda é hype. Inicialmente usada para supervalorizar uma pessoa ou uma mercadoria, essa palavra inglesa entrou para o vocabulário da moda nos anos 1990. Virou sinônimo de algo que está fazendo muito sucesso na temporada.

10 – Pin-up: Durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940, os soldados se divertiam com fotos de pin-up girls (garotas penduradas). Elas estampavam os calendários dependurados nas paredes. O estilo era sensual, com hot pants, pernas de fora e cinturas marcadas. O importante é que a pin-up fosse sensual e jamsi vulgar. Betty Boop é um símbolo desta época.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 6703 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: