#Documentário: Paris Is Burning

O documentário “Paris Is Burning” que está disponível na Netflix, traz um verdadeiro relato de como era a vida gay noturna (e diurna) em Nova York no final dos anos 1980. Retratando a cena noturna dos bailes que aconteciam na comunidade LGBT, onde as minorias (principalmente formada por negros) se juntavam para de alguma forma se sentirem superiores e buscar o respeito e o glamour, foi de grande vitalidade para fortalecer a cultura queer de hoje e serviu de base para outras conquistas que difundiu conceitos e inspirações que são utilizados em nossa sociedade, seja em programas de reality shows, coreografias ou no dia a dia.

https://www.youtube.com/watch?v=xzg_aTyi5o0&vl=pt

Paris Is Burning, apresenta de uma forma detalhada e explicativa como as “casas” se rivalizavam dentro do salão com performances e looks, em batalhas que hoje são apresentadas por exemplo, como no programa de grande sucesso da RuPaul (que inclusive está disponível na Netflix). Divididos em categorias, as drag queens, homens e mulheres brigavam – literalmente – pelo seu lugar ao sol e pelo troféu do baile.

Paralelamente ao baile, o documentário mostra como muitos gays faziam para ganhar a vida em uma NY que não aceitava muito bem as diferenças, que matava por ser gay ou simplesmente não tinha lugar para aceitar que todos somos iguais. Os guetos se fortaleceram e ganharam o mundo, Vogue que é uma dança inspirada nas poses de revista, ficou famosa nas batalhas dentro destes bailes, hoje é reverenciada nos clipes pops, de divas como Madonna, Lady Gaga e até com Michael Jackson. Shade (veneno) que é utilizado pelos haters nas redes sociais também é exemplificado no documentário.

A decadência do estilo mostra hoje que o futuro absorveu e incorporou em sua sociedade, a batalha travada pelos gays, negros, pobres e que muitas vezes foram hostilizados, mas que conseguiram após tantas brigas diminuir o espaço entre o preconceito e a cidadania, ainda temos muito que evoluir, mas ver que as sementes deram frutos e hoje colhemos algumas vantagens, nos leva a crer que um futuro melhor estar por vir.

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Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

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