Felipe Cabral lança “O Primeiro Beijo de Romeu”

No que depender de “O primeiro beijo de Romeu“, romance de estreia de Felipe Cabral que será lançado em 16 de novembro pela Galera Record, os matizes que colorem a bandeira e o universo LGBTQIA+ serão potencializados. Inspirado nos acontecimentos da Bienal do Livro do Rio de 2019, onde houve uma tentativa de censura por parte do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, a publicação narra as vivências de Romeu que, prestes a dar seu primeiro beijo, tem sua vida virada de cabeça para baixo. Além de ser arrancado do armário para toda a escola, ele descobre que o livro que seu pai lançaria na Bienal do Rio acaba de ser censurado pelo prefeito da cidade.

A história nasceu ali. Um mês depois da Bienal, eu já tinha toda a premissa do livro na cabeça. É uma releitura, uma livre interpretação dos fatos, uma ficção, mas que escrevo contagiado pelas minhas lembranças. Um dos desafios da escrita, inclusive, foi justamente transmitir a sensação de estar no meio daquele furacão. Celebrávamos os 50 anos da Revolta de Stonewall e eu me senti no meio de uma revolução dos livros“, pontua Felipe que, naquela edição da Bienal, foi mediador e curador de duas mesas sobre a literatura LGBTQIA+ na Arena #SemFiltro.

Leia Também: Resenha: Um Livro Para Ser Entendido

Discutindo, entre outras coisas, a LGBTfobia, a liberdade de expressão e as novas composições familiares, o livro conta com orelha assinada por Jean Wyllys e realiza um marco: pela primeira vez, uma obra young adult nacional publicada por uma grande editora mostra um beijo entre dois garotos na capa, numa ilustração elaborada pelo artista Johncito. A escolha preconiza uma mudança no meio editorial, abrindo espaço para novas abordagens nas histórias LGBTQIA+.

Dentre as circunstâncias de seu primeiro romance, o autor destaca o processo de auto aceitação de Romeu e as relações familiares como as mais emocionantes. “Romeu começa o livro – e isso não é spoiler – sendo tirado do armário à força para toda escola. De uma hora para outra, seus medos e inseguranças vêm à tona da pior forma possível. Mas quando eu escolho esse menino como protagonista, eu quero mostrar que ele não está sozinho“, pondera o autor, que espalhou 182 títulos de livros com protagonismo LGBTQIA+ pelo texto como forma de homenagear essa literatura.

Serviço:
Livro: O Primeiro Beijo de Romeu
Autor: Felipe Cabral
Editora: Galera Record
Preço: R$ 49,90
Páginas: 434
Lançamento: 16 de novembro

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7921 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: