Elevador com direção de Georgette Fadel, estreia on-line

A Cia. Fluctissonante é um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes que pesquisam a criação cênica bilíngue, em Libras e Português. Em sua trajetória, o grupo investiga as possibilidades estéticas do bilinguismo, inserido a Libras dentro do palco e não fora dele, através do recurso de tradução simultânea, como comumente é realizada a acessibilidade para surdos no campo das artes cênicas. Assim, além de integrar surdos e ouvintes em sua equipe, os espetáculos da companhia também promovem essa integração nas plateias. Nos espetáculos do grupo, a interpretação dos atores ocorre nas duas línguas.

Leia Também: Trava Bruta estreia no Centro Cultural São Paulo

Em comemoração aos 5 anos de atividades, a Fluctissonante estreia o espetáculo Elevador, uma criação compartilhada do grupo junto à diretora Georgette Fadel, especialmente convidada para o projeto. No espetáculo, que estreia de maneira online dia 3 de dezembro pelo canal do YouTube da Cia, pela primeira vez a Flucti – como é carinhosamente chamada por seus integrantes – aborda a ideia de acessibilidade como pauta principal do projeto.

Em cena estão os atores ouvintes Nautilio Portela – veterano do teatro do sul do país – e Helena de Jorge Portela, e a atriz surda Catharine Moreira. Além deles, Igor Augustho, artista do grupo desde a sua fundação, assina a co-direção do trabalho, que é produzido pela Pomeiro Gestão Cultural.

Leia Também: Três solos de Zé Henrique de Paula, estreia no Teatro do Núcleo Experimental

Sinopse 
Um grupo de artistas brasileiros reúne-se para encenar um texto já apresentado centenas de vezes na história do teatro. Em sua estreia, os três – um ator idoso, uma atriz surda e uma diretora ouvinte – são surpreendidos pela presença de um espectador cadeirante no térreo do teatro: o elevador de acesso ao auditório está quebrado.

Esta ocasião, então, dá sequência a alguns fragmentos de seus processos criativos, do espetáculo que estreariam na mesma noite e dos olhares plurais que lançam em relação aos dias em que vivem.

Serviço:
De 03 a 19 de dezembro, todos os dias, 20h30, sempre pelo YouTube da Cia. Fluctissonante.
Ingressos gratuitos retirados pelo Sympla da companhia: www.sympla.com.br/produtor/flucti .
Sessões com audiodescrição aos domingos, 18h30.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 8017 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: