Palestras – Homem Brasileiro 2016
Na noite desta quarta feira (17/8) no Unibes Cultural em São Paulo, aconteceu mais uma sessão de palestras que discutiu alguns aspectos do homem brasileiro, tais como: beleza, a relação do homem com o futebol, bem como a história do homem através do tempo e o case de sucesso da Chilli Beans. Todas elas capitaneada pelo idealizador do projeto, o mestre Mario Queiroz.
Vanessa Barone foi a primeira palestrante a subir ao palco e fazer um panorama sobre a relação de ‘Poder, Negócios e Vaidade’ que permeiam o universo masculino. Ela abordou a questão da vestimenta como forma de poder e de transformação da auto estima, pois mexe com o psicológico do indivíduo. Através dos tempos podemos visualizar como o figurino do homem serviu em alguns momentos para destacá-lo e em outros para se fundir com o meio, como observamos na Revolução Industrial. Pode-se destacar que a grande conquista do século XXI foi o fim das regras de se vestir, a democratização na diferença dos estilos dos trajes.
Na sequência, a palestra foi com a Sônia Corazza que contextualizou os cosméticos através dos tempos, desde o Egito Antigo (repleto de curiosidades, como o uso de soda cáustica para descolorização dos cabelos) passando pela Grécia e o culto pela higiene, até chegar ao CC = cheiro de corpo. Para estes fins foram desenvolvidos diversos produtos que atendem o público masculino, como a linha da Dr Jones, que tem diversos produtos voltado ao homem moderno, vaidoso e que se preocupa com a saúde e beleza. “Ninguém é bonito se não for saudável” – Sônia Corazza.
Glauco Diógenes apresentou sua tese sobre ‘Futebol e Estilo’. Quem imaginaria que por trás de cases de jogadores, existiria uma forma de trabalhar a publicidade e explorar o melhor de cada esportista que muitas vezes estão relacionados à moda. Cristiano Ronaldo, Neymar Jr, Messi e David Beckham são alguns dos exemplos utilizados pelo designer, para ilustrar como as campanhas destes milionários e influentes jogadores estão relacionados à arquétipos pré definidos. CR é comparado muitas vezes à um herói, já o nosso Neymar como um criador de oportunidades.
Fechando a noite em grande estilo, Caito Maia apresentou o seu case de sucesso: a Chilli Beans, a melhor empresa de moda e acessórios do Brasil. Começando no Mercado Mundo Mix com um banca que vendia óculos adquiridos no exterior, Caito viu sua pimenta vermelha se tornar uma referência e modelo de exportação através dos anos. Não só com óculos de sol, mas com uma diversidade de produtos e parcerias a linha cresceu e conquistou diversos públicos. Hoje a empresa conta com mais de 700 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, Américas e recentemente está chegando à Dubai e outros países fora do eixo EUA / Europa.
Vale lembrar que hoje (18/8) é o último dia de palestras do Homem Brasileiro 2016, mas a exposição no SENAC Lapa Faustolo segue até o dia 31/8. Não deixe de conferir! Mais informações:
www.homembrasileiro.com.br
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