Musical “Xandú Quaresma – A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre” faz nova temporada no Espaço Redimunho 

O riquíssimo Teatro de Cordel do saudoso dramaturgo Chico de Assis é investigado pela diretora Débora Dubois em montagem da peça Xandú Quaresma – A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre, que faz nova temporada de 30 de setembro a 15 de outubro no Espaço Redimunho. O espetáculo tem direção musical de Thomas Huszar e Alex Huszar. 

A produção tem no elenco José Eduardo Rennó, Cristiano Tomiossi, Conrado Caputo, Greta Antoine, Gisela Millás, Dênis Goyos e Lui Vizotto. Além disso, tem cenografia de Débora Dubois e elenco e figurinos assinados por Kleber Montanheiro.

Leia Também: “Mary Stuart” um mergulho no universo dark medieval das rainhas rivais

Encenado pela primeira vez em 1967, o texto de Chico de Assis se chamava originalmente “Farsa com Cangaceiro Truco e Padre” e encerrava uma trilogia de teatro de cordel, composta ainda pelas peças “O Testamento do Cangaceiro” (1961) e “A Aventura de Ripió Lacraia” (1963).

Sobre essa estética investigada pelo autor, a diretora Débora Dubois explica: “É um gênero que reproduz os valores tradicionais e conservadores de uma época, cuja sobrevivência de seus personagens estradeiros, pícaros, anti-heróis por definição, dá-se por força da astúcia em escapar de um sistema opressor“.

Sinopse

Um grupo de teatro mambembe musical conta as maravilhosas histórias do prisioneiro Xandú Quaresma, que está preso há dois anos por enganar o Vigário ao vender-lhe um cavalo cego e velho, que morre logo após a negociação. Xandú conta para todos os cantos que, na realidade, só está todo esse tempo preso pois todos adoram ouvir seus causos, já que ele é a pessoa mais interessante, criativa e arguta que passou pela cidade em muitos anos. Ao contar tais causos ao longo da peça, Xandú deixa na dúvida o que é verdade e o que é mentira. Tudo isso numa divertida comédia de costumes, mesclando sua trajetória de vida com momentos e personagens históricos do país, como Marechal Deodoro, Padre Cícero, Antonio Conselheiro e Lampião.

Serviço:
Xandú Quaresma – A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre, de Chico de Assis
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 100 minutos
Valor: R$ 40 
Capacidade: 30 lugares
Espaço Redimunho: Rua Álvaro de Carvalho, 75 – Centro Histórico – SP 

30/09 – 21h – sexta
01/10 – 21h – sábado 
02/10 – 19h – domingo 
03/10 – 21h – segunda
07/10 – 21h – sexta
08/10 – 18h e 21h – sábado
09/10 – 19h – domingo 
10/10 – 21h – segunda
14/10 – 21h – sexta
15/10 – 18h e 21h – sábado

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 8674 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *