Resenha: O Estranho Mundo de Tim Burton

Era uma vez… Toda fábula começa deste jeito, principalmente as com adaptações dos estúdios Disney. Aqui, não seria diferente, já que a história do diretor Tim Burton, começa sua trajetória ao estrelato na casa do rato mais famoso do mundo.

Em “O Estranho Mundo de Tim Burton”, uma reunião de textos jornalísticos escritos na época dos lançamentos de seus filmes foi catalogada por Paul A. Woods e virou um livro filmográfico da carreira de Tim Burton até 2010, com o lançamento de “Alice no País das Maravilhas”.

Tim coleciona sucessos de bilheterias, como o caso de “Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuuice)” e “Batman”, que atraíram um público ávido pela morbidez e estética sombria apresentada na tela grande. A crítica especializada, adorou. Os estúdios, mais ainda. Mas nem só de sucessos vive o Burton. “Marte Ataca!” é um exemplo disso, com uma ideia louca e personagens mais ainda, o longa não emplacou.

Leia Também: Resenha: Maurício – A História Que Não Está no Gibi

Por se tratar de uma coleção de textos, o livro se torna repetitivo em vários momentos e muito longo em alguns capítulos. Geralmente a primeira crítica ou reportagem de cada filme, é mais detalhada e descritiva, o que compromete as que vêm na sequência.

Os primeiros filmes “Vincent”, “As Grandes Aventuras de Pee-Wee” e “Batman”, ganham grandes destaques e reportagens, ao passo que os últimos, quase aparecem por obrigação da obra. Algumas direções de Tim Burton não foram incluídas no material, como “Batman Eternamente”. O grande destaque vai para Jhonny Deep, astro de grandes produções do diretor.

O livro não é ruim! Para quem ama cinema, vai se encontrar nas reportagens que descrevem as gravações de cenas, construção de cenários e se deliciar com a entrevista de Tim Burton ao longo dos capítulos. Se algumas partes tivessem sido cortadas, talvez outras obras ganhassem (mais) destaques.

Livro: O Estranho Mundo de Tim Burton
Autor: Paul A. Woods
Editora: LeYa Brasil
Avaliação: 3/5
Páginas: 344

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7819 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: