Exposição da Rita Lee está em cartaz no MIS

Samsung Rock Exhibition Rita Lee está em cartaz em São Paulo. Escolha do acervo teve a participação de Rita Lee, que gravou QRcode para explicar aos visitantes as passagens marcantes de sua carreira. Mostra foi aberta no MIS, em São Paulo, pela secretária executiva da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Claudia Pedroso, o diretor-geral do MIS, Marcos Mendonça, e o presidente da Dançar Marketing, Pedro Bianco.

O curador João Lee, filho da artista, Guilherme Samora, diretor artístico, e o cenógrafo Chico Spinosa explicaram detalhes da montagem da Samsung Rock Exhibition Rita Lee. O diretor Guilherme Samora, para quem o mundo seria muito chato sem Rita, disse que desafio foi editar a mostra, diante de tanta coisa especial que ele viu. “Ela traz a liberdade, o desacato com amor”, emendou. João Lee falou que procurou contar toda a história de Rita, cada uma de suas fases, mas que o planeta da mãe era muito mais amplo. “Todo o acervo são personagens com as quais convivi dentro de casa minha vida toda”, reforçou. Chico Spinosa afirmou ter se arrepiado diversas vezes na montagem da exposição, por sentir a presença de Rita. Na cabeça de Spinosa ele gostaria de encerrar sua fase carnavalesca levando para a avenida no Carnaval de 2023 nada menos que Rita Lee.

Leia Também: CCBB São Paulo recebe mostra Betty Faria

João Lee disse que o sonho de sua mãe era realizar essa exposição em São Paulo, e que Rita, quando viu os manequins especialmente criados a sua imagem, semelhança e proporções, falou: “Gente, eu estou aí, é a minha cara!”. E essa mistura deu à exposição um jeito muito próprio, como conta Guilherme Samora, o diretor artístico. “Acredito que as pessoas vão se surpreender. Existe tanto acervo da Rita que o que enfrentamos nessa exposição foi justamente a edição do que ficaria de fora. Artigos preciosos e raridades não faltam. Por isso, ela foge do estilo de exposições com muitas reproduções ou essencialmente virtuais. Durante a montagem, fiquei arrepiado em diversos momentos, só de sentir o valor de cada peça, de cada sala. Tudo lá tem um motivo. E uma das grandes preciosidades é justamente ter o Chico Spinosa, que trabalhou com a Rita pela primeira vez em 1982, nessa viagem com a gente.

Serviço:
Samsung Rock Exhibition Rita Lee
Data: a partir de 23 de setembro de 2021
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo/SP
Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: a partir de R$ 25,00, nas plataformas da Ingresso Rápido e INTI
Classificação indicativa: Livre

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7935 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: