O Beco do Batman ganha experiência de realidade aumentada com APP

Com o objetivo de potencializar a experiência artística pelas ruas de São Paulo, o estúdio criativo Midiadub (formado por Gabriel Santos, Arthur Boniconte e André Mattos), apresenta o projeto Beco Expandido. O aplicativo de realidade aumentada permite a releitura de 5 obras de grafiteiros renomados no Beco do Batman, trazendo movimento e volume em um ambiente tridimensional que gera interação e dá vida à arte urbana.

São Paulo é uma das capitais mundiais do grafite. Artistas locais são internacionalmente reconhecidos e possuem seu trabalho em diversas cidades do mundo. A cidade atrai os turistas que incluem becos, vielas, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos em seus roteiros, um emaranhado de circuitos, sejam eles centrais ou periféricos. 

Leia Também: ArtMe, plataforma inédita e gratuita, convida o público a interagir e colaborar com histórias sobre artes visuais

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas, interativas e de mapping, o estúdio teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as criações. Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido explora também a permanência e a atenção aos detalhes, com funcionalidade que permite o acesso tridimensional das obras em outras localidades que não sejam no próprio Beco do Batman, o que significa que o usuário poderá ver como a obra ficaria em sua casa ou qualquer outro lugar.

O desafio foi unir tecnologias de computer vision e real-time spatial tracking com uma interface agradável e animações interativas em 3D para rodar em aparelhos smartphone que naturalmente não possuem alto poder computacional. Nosso foco foi colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizando a estética, contemplatividade e interatividade” explica André Mattos, diretor técnico do aplicativo.

Como ativar o Beco Expandido

  • Siga os três primeiros passos de como usar o app
  • Os marcadores que acionam a obra virtual são os próprios grafites selecionados. As obras que receberão a interação em AR estão identificadas sobre um mapa do beco: “mapa das obras”. 
  • Com o aplicativo acionado e o celular como mediador da visão, o visitante poderá percorrer o trajeto do Beco do Batman de modo a poder observar o entorno. 
  • Uma vez reconhecido pelo app, o grafite saltará da parede ganhando volume, cores e movimento permitindo também o registro fotográfico e em vídeo da experiência. As cinco obras serão reconstruídas em 3D e animadas garantindo a visão das obras digitais sob diferentes perspectivas.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7934 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: