Instituto do Teatro Brasileiro, Teatro Porto e Instituto Porto abrem inscrições para curso técnico

Com a missão de formar profissionais para as áreas técnicas e de produção cultural, o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) está inaugurando três escolas no Brasil, que irão oferecer o programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC). A primeira foi inaugurada no último mês de fevereiro, em Ipatinga (MG). A segunda escola será inaugurada em São Paulo em parceria com o Teatro Porto e Instituto Porto, com patrocínio da Porto Seguro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além dessas duas unidades, haverá também uma terceira em Petrolina (PE), que deve ser anunciada em breve.

Abrindo as portas, as inscrições para o processo seletivo para as primeiras turmas do programa PTAC – Instituto Porto na cidade de São Paulo acontecem entre 18 de abril a 6 de maio e devem ser feitas no site www.itb.art.br. Os cursos são gratuitos e as aulas ocorrerão entre 31 de maio a 26 de julho de 2022.

Leia Também: Morte e Vida Severina está em cartaz no Teatro Tuca

Podem participar do processo candidatos que possuam Ensino Médio completo e tenham mais de 18 anos.  A seleção ocorre em duas etapas e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012, sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais.  A primeira fase consiste na análise da ficha de inscrição do candidato; e a segunda, em entrevistas com os coordenadores dos cursos.

Os responsáveis pelo programa são a consultora pedagógica Maria Thais, os coordenadores pedagógicos André Prado e Gabriel Fontes Paiva (que também coordenam as oficinas de luz e produção, respectivamente) e os coordenadores das oficinas de som, André Omote e palco, Carol Bucek. O corpo docente contará ainda com mais de 40 profissionais de notório conhecimento nas disciplinas ministradas.

Como funcionam os cursos

Com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC oferece formação nas áreas de luzsomtécnicas de palco e produção. As aulas terão formato híbrido, presencialmente nas dependências do Instituto Porto, localizado no bairro de Campos Elíseos,e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito a retirar o registro profissional.

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional. 

Leia Também: “Gala Internacional de Ballet” chega para única apresentação no Teatro Bradesco

Com grade específica por curso, o Módulo 2 (16 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (32 horas)  aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento.

Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado com aulas práticas no Teatro Porto Seguro, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.

Serviço:
Inscrições: de 18 de abril a 6 de maio, feitas por meio do site www.itb.art.br.
Aulas: de 31 de maio a 26 de julho.
Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Iluminação.
Grátis.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 8211 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: