O que é chroma key e quem usa?

Com a pandemia da Covid-19, muitos artistas e profissionais cinematográficos tiveram que se reinventar para não ficarem parados. As lives foram uma das formas encontradas por diversos artistas para trabalharem neste período e os clipes em estúdios cresceram vertiginosamente, bem como os espaços para locações que tiveram que se adaptar ao mercado, e o chroma key é uma ótima opção para trabalhar diversos fundos.

Leia Também: Lil Nas X lança “MONTERO (Call Me By Your Name)”

Chroma key é uma técnica de efeito visual que consiste em sobrepor uma imagem sobre uma outra por meio do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul. É uma técnica de processamento de imagens cuja finalidade é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.

Vários artistas já utilizaram este recurso em seus trabalhos. A cantora Britney Spears por exemplo, usou e abusou do chroma key na gravação do clipe hinário: “Toxic” de 2003. No vídeo ela surge em diferentes disfarces, como aeromoça, escalando um prédio e também se infiltrando em uma coreografia mirabolante entre raios lasers, tudo inserido posteriormente na edição.

Outra cantora que utilizou a técnica só que desta vez em uma propaganda de moda, foi a Beyoncé em sua parceria com a C&A em 2010. Foram dois comerciais para a rede de fast fashion e em ambos utilizaram o estúdio com chroma key para criar o ambiente fantasioso.

Recentemente o programa jornalístico “Fantástico” utilizou o recurso do chroma com seus convidados, a pedido da produção, os cantores gravam suas participações em estúdios e depois as imagens são inseridas no palco do programa. Anitta, Zélia Duncan e recentemente As Baías e a Ivete Sangalo fizeram aparições virtuais no dominical.

Aqui no Brasil, a cantora drag queen Gloria Groove, fez uma live com mais de 3 horas de duração e utilizou do recurso para inserir seus dançarinos bem como fundos infinitos para o show virtual. Inovando no mercado de lives, a cantora apostou no diferencial para fugir do que já estava sendo apresentado ao público.

Diversos artistas utilizam deste recurso, principalmente quando querem criam materiais que não pode ter vazamento ou que sejam bem sigilosos. Para saber mais e conhecer um estúdio com chroma key, acesse: @efstudioart.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7816 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: