Versão cinematográfica da peça “Antígona Terceirizada” estreia no Youtube

Livremente inspirada na tragédia grega de Sófocles, a peça Antígona Terceirizada, com dramaturgia de Victor Nóvoa, estreia a partir de uma versão cinematográfica, transmitida pelo canal do CCSP – Centro Cultural São Paulo no YouTube, entre 15 de novembro e 4 de dezembro, sempre às 19h. O trabalho tem direção compartilhada por Aysha Nascimento, Georgette Fadel e Karen Menatti e trilha sonora original de André Abujamra. O elenco do espetáculo é composto por Denise Assunção, Éder dos Anjos, Nilcéia Vicente, Alba Brito e Luís Mármora, que idealizou a montagem ao lado de Nóvoa.

O trabalho dialoga com a tragédia original de Sófocles para propor uma reflexão ácida sobre os tempos sombrios atravessados pelo Brasil diante da pandemia de Covid-19; a ausência do direito ao luto e a falta de dignidade nos processos de morte enfrentados pela população pobre; os processos de exclusão racial, social e de gênero; o avanço da necropolítica, que não está submetida a nenhuma ética; e a polarização política da sociedade.

Leia Também: Documentário ‘Estudos para um Caminhar’ faz exibição on-line

Na tragédia original de Sófocles, Antígona confronta o rei Creonte ao tentar enterrar apropriadamente o irmão Polinice, morto na disputa contra seu outro irmão, Etéocles, pelo trono de Tebas. O monarca – e tio de todos – sepultou Etéocles e proibiu que enterrassem o outro. Para os gregos, os rituais fúnebres tinham extrema importância para que as almas dos mortos fossem encaminhadas devidamente ao mundo dos mortos.

Já na dramaturgia de Victor Nóvoa, Antígona é uma mulher negra que não tem direito à aposentadoria e é obrigada a trabalhar em uma empresa que terceiriza serviços gerais. Diante da pandemia que já matou milhares de pessoas em seu país, ela se opõe às leis do Estado – representadas pela figura de Creonte – para tentar enterrar sua filha, que morreu infectada pelo vírus causador de uma das maiores tragédias humanas de todos os tempos. A dramaturgia de Nóvoa foi profundamente debatida coletivamente, o que fez com que o texto inicial se alterasse durante o processo de criação e dialogasse com a urgência de todas/os artistas presentes nesse trabalho.

Serviço
Filme Espetáculo –  Antígona Terceirizada
De 15 de novembro a 4 de dezembro, todos os dias, às 19h
Transmissão: YouTube do CCSP – Centro Cultural São Paulo
Acesse aqui para acessar o link: linktr.ee/antigonaterceirizada
Duração: 70 minutos.
Classificação: 14 anos.
Ingressos: Gratuito.
Todas as sessões possuem tradução em libras

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 7935 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: