Livro sobre o Teatro Musical brasileiro é lançado em dois volumes e com distribuição online gratuita

Marllos Silva, engajado produtor, diretor, ator e autor, lançou, o livro “O Teatro Musical na cidade de São Paulo”, que promete ser um registro, bem como uma homenagem, à rica história do Teatro Musical no Brasil. Uma ideia que surgiu como uma extensão natural de seu compromisso com o Prêmio Bibi Ferreira, considerado um dos pilares da preservação da história teatral do país, e que serviu de base para nortear os critérios de seleção dos espetáculos incluídos no livro, como a validação de pelo menos 12 apresentações e a necessidade de comprovar a realização de cada temporada.

Criado em 2011, o Prêmio Bibi Ferreira tem sido uma plataforma para reconhecer e celebrar a excelência no Teatro Musical brasileiro. No entanto, à medida que a premiação completava sua primeira década, Marllos, que assina a idealização e coordenação de pesquisa, percebeu a necessidade de preservar não apenas os resultados do Prêmio, mas também a valiosa jornada que levou à qualidade atual da produção teatral no Brasil. Ele sentiu que era importante para as novas gerações compreenderem de onde viemos, para que pudessem moldar o caminho para onde desejam ir.

Leia Também: Domingos Montagner ganha homenagem através de biografia

O processo de criação do livro, lançado pela editora Marcenaria de Cultura, foi uma jornada que levou anos para ser concebida. Embora a ideia estivesse presente por muito tempo, a pesquisa detalhada e a coleta de informações intensivas levaram cerca de dois anos. Marllos e sua equipe, representada pelas pesquisadoras Fabiana Seragusa e Luiza Tabet e a consultoria do estudioso Jamil Dias, enfrentaram o desafio de reunir dados históricos, especialmente para os espetáculos mais antigos, onde as informações eram mais escassas. Muitas vezes, foi preciso rastrear informações, como programas de espetáculos ou matérias de jornais, para verificar a realização de determinada temporada.

Com o objetivo de eternizar a expressiva história dos musicais em São Paulo, fornecendo um valioso recurso de pesquisa gratuita para historiadores e entusiastas do tema, o livro, cujo prefácio foi escrito pelo jornalista cultural especializado, Ubiratan Brasil, inclui informações detalhadas, como fichas técnicas, elenco, equipe criativa, dados de apresentações e a duração das temporadas de 547 produções de pequeno, médio e grande porte, sendo 190 no Volume I e 357 no Volume II, tornando-se assim um guia abrangente para o mercado do gênero.

Leia Também: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello voltam aos palcos em “Tarsila, a Brasileira” 

O livro ficará disponível online, para download gratuito, no site do Prêmio Bibi Ferreira, tendo também distribuição física nas escolas de Teatro Musical; além disso, Marllos já está pensando no futuro, e planeja uma atualização anual com novas informações. Outra ação a ser realizada a longo prazo é a continuação, o Volume III, que está em desenvolvimento e será publicada em 2031; a equipe responsável segue empenhada em garantir que a história continue a ser celebrada e preservada para as gerações futuras, sejam elas de profissionais que farão parte do que virá, ou de plateias que se formarão ao longo dos próximos anos.

Deixe seu comentário!

Andy Santana

CEO do Soda Pop, fotógrafo, inquieto, formado em moda e que ama música. Não exatamente nesta mesma ordem!

Andy Santana has 8565 posts and counting. See all posts by Andy Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *